Missões - o que tens feito?

quinta-feira, 3 de novembro de 2011

A Pesca Maravilhosa

A Pesca Maravilhosa (Lucas 5)

Vivendo um milagre

Lucas 5:3 Entrando em um dos barcos, que era o de Simão, pediu-lhe que o afastasse um pouco da praia; e, assentando-se, ensinava do barco as multidões.
5:4 Quando acabou de falar, disse a Simão: Faze-te ao largo, e lançai as vossas redes para pescar.
5:5 Respondeu-lhe Simão: Mestre, havendo trabalhado toda a noite, nada apanhamos, mas sob a tua palavra lançarei as redes.
5:6 Isto fazendo, apanharam grande quantidade de peixes; e rompiam-se-lhes as redes.
5:7 Então, fizeram sinais aos companheiros do outro barco, para que fossem ajudá-los. E foram e encheram ambos os barcos, a ponto de quase irem a pique.
5:8 Vendo isto, Simão Pedro prostrou-se aos pés de Jesus, dizendo: Senhor, retira-te de mim, porque sou pecador.
5:9 Pois, à vista da pesca que fizeram, a admiração se apoderou dele e de todos os seus companheiros,
Lucas 5:10 bem como de Tiago e João, filhos de Zebedeu, que eram seus sócios. Disse Jesus a Simão: Não temas; doravante serás pescador de homens.

 Nós já louvamos a Deus de uma maneira muito especial, e nós sentimos que os louvores foram recebidos nos altos céus. Agora o Senhor Deus, mais uma vez, tem o propósito de alcançar o seu coração por intermédio da sua Palavra. Para tanto, tomamos por base o texto do Cap 5 do Evangelho de Jesus Cristo segundo escreveu São Lucas.

Aqui nós temos na Epígrafe deste Cap A Pesca Maravilhosa e os Primeiros Discípulos.

O título diz que a pesca é maravilhosa. E que pesca é essa!

Também aprendemos com o Mestre que fazendo Missões somos genuínos pescadores de homens. Seja fazendo cultos ao ar-livre, intercedendo, ofertando, ou indo aos confins da Terra, resgatando vidas das garras do inimigo, obedecendo o Ide de Jesus e jogando a rede, somos pescadores. Aleluia!

E aqui neste texto sagrado, mais uma vez, Jesus ia pregando o Evangelho do Reino. E diz no 1º v. do texto que a Multidão ia O apertando para ouvir a Palavra de Deus. E Ele dizia: “Eu Sou o Caminho a Verdade e Vida....” E o Mestre ia ensinando e a multidão ia se aglomerando e todos iam ficando boquiabertos, porque Ele dizia coisas tão simples, mas tão abençoadas. E quando Ele ia dizendo um pouco mais, Ele dizia: Eu tenho muito para vos dizer, mas não posso porque vocês não compreenderiam.

E diz o texto que a multidão ia O apertando. Apertar é deixá-lo sem espaço. O Nazareno estava ficando sem espaço, mas sabia aonde ia chegar. Nós podemos não compreender agora, mas o Nazareno sabe. Você não vai perder o seu espaço, no colégio, no trabalho, na Igreja. Sabe por quê? Porque o Nazareno já tem um espaço reservado pra você. Seja na praia ou acolá, não interessa. O Nazareno sabe onde é o seu espaço, e o seu espaço ninguém toma. E o melhor é ficar onde o Nazareno nos coloca. Aleluia!

E o Nazareno chega na praia e o texto sagrado diz que os pescadores estavam  lavando as redes. Aqui não tem ninguém feliz. Porque uma coisa é limpar as redes depois de ter recolhido muito e outra coisa é limpar as redes depois de não ter pescado nada. Eles viviam da pesca. Dali tiravam seu sustendo, para pagar suas dívidas, saldar seus compromissos. Portanto, aqui não tem ninguém comemorando. Eles estavam tristes, frustrados e iam voltar pra casa cansados e sem nada.

Eles estão limpando as redes e viram aquele homem estranho e a multidão ia em volta, (aquele vlu, vlu, vu, glória Deus!) E o texto diz, eu gosto demais da Bíblia, Ela é extraordinária, diz o texto: “E viu dois barcos e entrando em um dos barcos.”

O texto não diz que o homem disse: Me empresta o seu barco, por favor? O texto não diz quer o Nazareno disse: Deixa eu usar o seu barco por um minuto, o sermão é curto? O texto não diz que o Nazareno disse: Com licença. O texto não diz que o Nazareno disse: Será que é possível eu usar o seu barco? O texto diz: E entrando, e entrando, e entrando em um dos barcos. O texto está afirmando que Ele é Senhor e ser Senhor é ser dono de tudo. Na verdade o barco não era de Simão, o barco quem usava era Simão, mas Ele é que é dono de tudo. E quando você diz que Ele é Senhor, você está dizendo que tudo que você tem é dEle. Aleluia! Ele não pede para entrar, o Nazareno entrou em um dos barcos. O Nazareno não vai pedir a sua casa emprestada, Ele entrou na sua casa; o Nazareno não vai pedir a sua vida emprestada, Ele entrou na sua vida, e quando Ele entrou o ladrão saiu, claro, o mais valente chegou. Ele limpou seu coração, fixou residência nele e disse: Agora aqui quem mora Sou Eu. Aleluia! Oh glória!

E qual o critério da escolha? Ele não poderia usar os dois barcos para pregar. O texto diz que Ele entrou em um dos barcos. Qual é o critério da escolha?

Ele não escolheu o barco de Simão porque era mais novo, mais usado, mais conservado. Ele não escolheu por causa do barco, Ele escolheu por causa do dono do barco. Se Ele escolheu a sua casa, glorifique a Deus, porque Ele tem uma Obra com o dono da casa. Ele tinha uma Obra com o dono do barco.

Ele não escolheu a casa de Jessé por causa da casa, Ele escolheu por causa de Davi que ali residia. Ele não escolheu a sua casa porque ela é mais ... Ele escolheu por causa de você. Ele escolheu você. Aleluia! Ele entrou! Aleluia! Aqui quem dá as ordens Sou Eu, quem renova Sou Eu, quem usa Sou Eu, quem Cura Sou Eu, quem Prospera Sou Eu, quem salva Sou Eu. Então Eu já vou entrando. Porque Eu Sou dono de tudo. “Do Senhor é a terra e toda sua plenitude...” (se fosse só isso a gente poderia dizer: então Ele não pode entrar, mas o v. diz ainda): “...e todos moradores que nela habitam.” Aleluia! Jo 15.16 diz: “Não me escolhestes a mim, mas eu vos escolhi a vós, e vos nomeei para que vades e dês fruto, e o vosso fruto permaneça, a fim de que tudo quanto em meu nome pedirdes ao Pai Ele vos conceda. ”Ele te escolheu. Aleluia! Pela multidão das suas misericórdias, pela força do seu poder, pelo seu grande amor. Te purificou com o seu sangue e te selou com o seu Santo Espírito. Glórias a Deus! Aleluia!

E entrou. Agora Ele diz (v. 3c):“afasta um pouco da terra.” Quer começar a ser usado por Deus? Afaste-se da terra. Livre-se das coisas terrenas. Tira o seu pé um pouquinho da terra, coloca o seu pé na água. Quem pode adorar a Deus? Afasta um pouco da terra, porque Deus tem algo contigo mais adiante. Afasta um pouco o que você tem da terra. Jesus quer usar o que você tem para alimentar um povo faminto. Empresta pra Deus o que você tem e você verá que a glória será maior, a benção será maior na sua vida. Afasta um pouquinho. Aleluia!

v. 4c:“Simão, faze-te ao mar alto...”

Aqui Ele não tá falando para qualquer um, Ele está falando para quem conhece de profundidade, mas basta entender que foi Ele quem fez a profundidade.

v. 5: “E respondendo Simão, disse-lhe: Mestre, havendo trabalhado toda a noite, nada apanhamos; mas, porque mandas, lançarei a rede.”

“Porque mandas. ”Você pode conhecer de maré, de peixe e de barco, ter redes novas, mas se Jesus não estiver na pesca vai voltar com o barco vazio e cansado. Vai chegar na praia vai ter que comprar peixe. Sem Jesus vai jogar a rede no mar todo e não vai achar nada. Vai jogar 10, 20, 30x, vai voltar com a rede vazia. Mas com Jesus basta jogar uma vez só. Com sua própria agilidade vai passar a vida toda e não vai pegar nada. Mas com Jesus a manifestação do Deus Já e já. Aleluia! Faça como Ele manda, mas se fizer como você quer, como você pensa, como te falaram, Ele não tem responsabilidade, vai voltar pra casa vazio, mas se fizer como Ele manda vai voltar cheio da Sua Presença. Aleluia!

v. 6:“E, Fazendo assim...”Quer vitória no seu lar? Faça assim. Quer vitória no seu trabalho? Faça assim. Quer...

           Js 1.8.“Não se aparte da tua boca o livro desta Lei; antes, medita nele dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer conforme tudo quanto nele está escrito, porque, então, farás prosperar o teu caminho e, então, prudentemente te conduzirás.” Faça assim. Continue fazendo assim.

v. 7a: “E fizeram sinal aos companheiros que estavam no outro barco, para que os fossem ajudar. E foram e encheram ambos os barcos...”

Olha aqui: Os peixes não encheram o barco porque eles estavam no mar, mas porque Jesus estava na pesca. Hi! Hi! Hi!

Se Jesus estiver no barco vai encher tanto que você vai ter até pra jogar pro outro barco, e não vai te faltar peixe. Aleluia! Pode jogar. (2x). Quando o milagre chegar não vá ficar espantado com o tamanho dele e ficar de olho grande. Esteja preparado para receber o milagre. Se o teu barco tá cheio, não seja mesquinho, faça sinal aos companheiros e joga peixe pro barco deles. Está entendendo? Não vai te faltar nada. Aleluia! Creia! Aleluia!

v. 7b: “...e foram e encheram ambos os barcos de maneira tal que quase iam a pique.”

Quase. O cheio quase afunda. E crente vazio? Afunda logo. Já viu barco cheio na tempestade? O barco some. Vul, vul, vul, blu, blu, glu, blu...

Cadê a irmã Maria? Ela tá na prova, mas não afunda. Aleluia! Por que não afunda? Porque tá cheia. Aleluia! Abraão quase foi a pique, Jacó quase foi a pique, José quase foi a pique, Moisés quase foi a pique, Josué quase foi a pique, Jó quase foi a pique, Davi quase foi a pique, Elias quase foi a pique, Elizeu quase foi a pique, os Profetas quase foram a pique, os Apóstolos quase foram a pique. Mas o escritor aos Hebreus: “os joelhos cambaleando, quase, mas não desistiram, cheios, perseveraram e foram os heróis da fé.” Aleluia!

Cadê o cheio? (2x) Jesus está chamando crente hoje aqui.  O barco que Jesus chega é proibido recolher a rede, o barco que Jesus chega e entra é proibido voltar vazio. Jogue a rede! Continue jogando a rede. Deus quer fazer milagre. Cadê os pescadores? (2x). Oh Glória!

Ah, estou pensando em guardar a rede. A luta é muito grande pra pregar, pra cantar. Prego, canto, faço ar-livre, oro, jejuo, faço cruzada e nada. Não ganho uma alma. Não recolha a rede. O Nazareno chegou no pedaço. Não recolha a rede. Diga pro seu irmão: Nós vamos até o fim. Assim mesmo devagarzinho, mas constantes, vamos chegar juntos . Aleluia! Não recolha a re-de.

Deus vai fazer você voltar no lugar da sua frustração, Ele vai te levar aonde você foi derrotado. Lá no mar alto. Mas agora a história será diferente: o mesmo que te viu voltar com o barco vazio, é o mesmo que vai ver você voltar com o barco cheio.

Lança a rede. Joga pra direita, pra esquerda, pra frente, pra trás. Joga pra tudo quanto é lado, porque grande será a sua colheita. Deus vai te dar grande pescaria. “Joga porque Eu estou no barco contigo.” Aleluia!

Deus está falando com você nesta noite. Ele não precisa apontar pra você pra falar com você. Vai comendo, vai comendo...vai se alimentando, porque quem aprende a sua Palavra e a obedece, não corre atrás de milagre, o milagre é que corre atrás dele (Dt 28). Quer ver o milagre? Vai se enchendo, vai se alimentando... “Se vós estiverdes em mim, e as minhas palavras estiverem em vós, pedireis tudo o que quiserdes, e vos será feito.” Jo 15.7. Ele tá falando!

Jesus foi falando, pregando ensinando, Pedro ouviu, comeu, se alimentou, aprendeu, absorveu conhecimento. Quando ele viu o milagre ele disse: Não quero mais os peixes. Não quero mais peixe, não quero mais rede, não quero mais barco. Tá maluco, rapá? Eu quero Ele...

Não busque o milagre, mas busque quem faz o milagre: O amigo chegou. Aleluia! Jesus. Aleluia!

Repetir com a Igreja: Quem tem Jesus não corre atrás de Milagre, mas vive um milagre todo dia.

Com autorização do Pr., vira pro seu irmão dê um abraço nele e diga: Os nossos barcos estão cheios, e nunca mais vai faltar peixe na tua vida. Aleluia! Até a volta do Senhor Jesus. Amém.

Cantor(a): “Se o sol se por e a noite chegar, Tu és meu amigo...”

Nenhum comentário: