Missões - o que tens feito?

sábado, 5 de agosto de 2023

Tema: Missões - Espalhando Luz em meio às Trevas (Atos 13.47)

 Tema: Missões - Espalhando Luz em meio às Trevas (Atos 13.47)

 Querida congregação,

 Hoje, reunimo-nos aqui para refletir sobre um tema essencial para o coração do cristão: Missões. Missões são como raios de luz que atravessam as densas trevas deste mundo de horror, iluminando os corações dos perdidos e levando a esperança e a salvação aos necessitados. Nossa inspiração para esta mensagem é encontrada no livro de Atos dos Apóstolos, capítulo 13, versículo 47, onde lemos: "Porque assim nos ordenou o Senhor: Eu te pus para luz dos gentios, para que sejas para salvação até aos confins da terra." - Bíblia do Culto_Almeida Revista e Corrigida (ARC)

 Nesta passagem, vemos uma comissão dada por Jesus aos seus discípulos, aqui ratificada por intermédio do Apostolo Paulo na sua pregação na sinagoga de Antioquia da Pisídia, que ecoa até os dias de hoje para todos nós, seguidores do Senhor. Somos chamados a ser luz para os gentios, para ir além de nossas fronteiras, das nossas comunidades e igrejas locais, e levar o evangelho de luz aos confins da terra.

 Quando olhamos ao nosso redor, não podemos ignorar as trevas que cercam a humanidade. O pecado, o desespero, a dor e o vazio são visíveis em todos os lugares. As pessoas buscam desesperadamente algo que preencha o vazio em seus corações, e muitas vezes procuram em todas as direções, exceto na direção de Deus. É nosso dever e nossa responsabilidade mostrar o caminho da verdade, compartilhando o amor e a graça de Jesus Cristo com todos os que estão perdidos.

 As trevas do mundo podem parecer assustadoras, mas a Escritura nos assegura que a luz de Cristo é maior e mais poderosa. Jesus disse em João 8.12: "Eu sou a luz do mundo; quem me segue não andará em trevas, mas terá a luz da vida." E como seguidores de Cristo, somos chamados a refletir essa luz para aqueles que ainda não a conhecem.

 Quando olhamos para os primeiros discípulos de Cristo, percebemos o seu fervor missionário. Eles não se contentaram em manter o evangelho para si mesmos; eles foram impulsionados pelo Espírito Santo para compartilhar essa mensagem transformadora com outras pessoas. E o resultado? O evangelho se espalhou como fogo em um campo seco. As trevas foram dissipadas, e muitos se voltaram para o Salvador da humanidade.

 Hoje, vivemos em tempos diferentes, mas a tarefa não mudou. Ainda temos o mesmo chamado para levar a luz do evangelho de Jesus a todos os povos, culturas e nações. Isso pode acontecer também através do apoio a missionários que estão espalhados pelo mundo, das nossas orações em favor das nações não alcançadas e através do testemunho vivo de nossa fé em nosso cotidiano.

 Não podemos negligenciar o impacto que nossas vidas podem ter no cumprimento dessa grande comissão. A missão transcende fronteiras geográficas; ela começa em nossos próprios corações, em nossas famílias, locais de trabalho e vizinhanças. Ao amarmos uns aos outros como Cristo nos amou e ao compartilharmos a esperança que há em nós, estaremos espalhando a luz em meio às trevas.

 Se queremos ser verdadeiros agentes de mudança neste mundo, precisamos estar dispostos a sair da nossa zona de conforto e seguir a direção do Espírito Santo. Podemos não ter todas as respostas ou sermos dotados de todas as habilidades, mas Deus nos capacitará e guiará em nossa jornada missionária, e com a Sua gloriosa promessa: “Eis que Eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos.” Mateus 28.20b Oh glória!

 Portanto, queridos irmãos, abracemos a comissão de espalhar a luz em meio às trevas. Sejamos sensíveis ao chamado de Deus e estejamos dispostos a seguir onde Ele nos conduzir. Lembremos sempre que não estamos sozinhos nessa tarefa; o próprio Deus está conosco, e Ele é a nossa força e fortaleza.

 Que nossa paixão por Missões seja reavivada e que possamos ser luz, não apenas por palavras, mas através de nossas ações e testemunhos diários. Que o mundo veja a luz de Cristo brilhando em nós e seja atraído para a verdade que liberta e transforma. Com isso, estaremos cumprindo o chamado do Senhor e contribuindo para espalhar a luz em meio às trevas.

 Que a graça e a paz de nosso Senhor Jesus Cristo estejam com todos vós. Amém!

Nenhum comentário: